terça-feira, 6 de agosto de 2013

A imensa gratidão
Da sua visita a Moçambique, a nossa Marta Machado, trouxe também uma mala cheia de cartas dos "afilhados de um sonho"... se a gratidão pesasse, teria certamente excesso de bagagem:

"Durante a minha estadia em Moçambique, tive a alegria de estar mais de perto com os nossos afilhados: os alunos da Escola Secundária de Fonte Boa. A escola e os internatos, estão situados mesmo ao lado da casa da missão.
Neste sentido, o convívio era diário e em pouco tempo criamos laços de proximidade. Ficava com um sorriso rasgado, quando os ouvia chamarem o meu nome e se dirigiam a mim para partilhar algum assunto.
São jovens cheios de sonhos e com o olhar brilhante de esperança. Sabem que precisam de estudar, pois é a única forma de se abrirem horizontes e sonhar com um futuro melhor! São jovens humildes, simples, divertidos... quase todos de famílias demasiado pobres e aldeias distantes, o que torna impossível fazerem o percurso casa-escola, a pé diariamente.
Comecei por reunir com o Diretor da escola. Uma pessoa muito simples e simpática, que me pedia para quando regressasse a Portugal, agradecesse em seu nome a todos os “ Padrinhos de um sonho”. Pois sem as bolsas, grande parte dos alunos não teriam a oportunidade de estudar. Alertava-me para a dificuldade dos alunos, em falarem e escreverem português, daí não enviarem tantas cartas como gostariam, mas a gratidão para com os “padrinhos” é imensa.
De seguida, estive reunida com os alunos. Um grupo de manhã outro de tarde, para não alterar o normal funcionamento da escola. Dois grupos alegres, bem-dispostos e com a mesma mensagem: “Apesar de termos dificuldades em escrever português, queremos escrever a agradecer aos nossos padrinhos a bolsa.”
Diziam-me que o dinheiro da bolsa (100€/ano), permite-lhes pagar a inscrição, viver no internato, comprar livros e material escolar… e até comprar sabão, para lavarem a roupa… diziam-me que estão muito agradecidos.
A forma humilde como agradeciam, deixou-me em alguns momentos emocionada… pois entendi que sem esta ajuda, morreria neles o olhar brilhante de esperança!
Estamos Juntos!"
Marta Machado


A Marta trouxe também com ela muitas cartas de gratidão para os "padrinhos", acompanhadas de uma foto do afilhado que já começaram a ser distribuidas...




Sem comentários:

Enviar um comentário