quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Uma terra... chamada Moçambique


Moçambique, Tete, Fonte Boa.


Nestas terras o sonho de muitas crianças é estudar. Muitas delas veem este sonhar partir, sem o poder agarrar, por motivos relacionados com questões económicas e com a escassez de escolas. No sentido de colmatar estas carências, surgiu o projecto "Construção de uma escola" na região de Msaladzi: uma escola com internato. A escola, o lugar onde estas crianças aprenderão a ler, a escrever, contar e calcular para que um dia os seus horizontes se alarguem para lá das cabanas, para lá das aldeias, para lá das barreiras que existem diariamente nas suas vidas. O internato, o sítio capaz de dar estadia e alimentação aos estudantes que vivem a vários quilómetros de distância da escola.  



A região de Msaladzi fica situada no Distrito de Tsangano, Província de Tete. Esta região, como quase todo o Distrito, é rural com características medievais, pois grande parte do trabalho agrícola se faz à enxada ou com o arado puxado por bois.  Assim nesta região, maior que a Diocese de Braga, a principal actividade é a agrícola.


Em Msaladzi não há escola secundária. Aliás, em todo o Distrito de Tsangano só há 5 escolas secundárias, o que faz com que muitos alunos não tenham a possibilidade de estudar. Como as escolas ficam longe de casa, a 50, 60 e 80 quilómetros, os alunos têm de alugar casas para viver. Aos fins-de-semana devem ir a casa buscar comida – farinha de milho, batata, feijão e algum dinheiro. Tudo isto com muito sacrifício, devido às distâncias que percorrem a pé, pois os transportes no meio do mato são escassos. Quantas vezes o carro da paróquia anda carregado de alunos que vão a casa buscar comida!... A agricultura é de subsistência: comem o que produzem e vendem o excedente a qualquer preço, porque não têm como o guardar. Com esse dinheiro compram o açúcar, a roupa, o uniforme, pagam as inscrições dos filhos na escola, compram os sapatos de plástico ou em segunda mão que os filhos calçam na escola. 



A subsistência...





As aldeias...





Sem comentários:

Enviar um comentário