domingo, 21 de abril de 2013


Estamos juntos...

A meio de tantas tarefas, de tanto entusiasmo, de tanta alegria... o nosso querido Pedro quis partilhar connosco um pouco daquilo que é hoje a sua missão: a construção da Escola Secundária Inácio de Loyola!



"Olá amigos,

 No passado dia 6 de Fevereiro, cheguei à Missão Católica de Fonte Boa, em Moçambique. A Missão fica a 14 km da Vila Ulongué e a 235 km de Tete, a cidade mais próxima. Aqui, existem muitas necessidades básicas, como alimentação, higiene, roupa…
Embora a língua oficial de Moçambique seja o português, na região fala-se o Chichewa. É difícil encontrarmos alguém que fale e compreenda perfeitamente português. Mesmo os alunos que estudam no 10º ano (última classe da Escola de Fonte Boa), têm dificuldade em ler ou entender português.
O meu trabalho na Missão, passa principalmente pela ajuda na construção da Escola Secundária Inácio de Loyola – ESIL, em Msaladzi. Acompanho diariamente a obra, coordeno os trabalhos, compro os materiais, vou buscar água ao rio com o trator, transporto os trabalhadores e contabilizo as despesas da mesma.
As fotos mostram o ponto de situação da construção. A fase seguinte é a colocação do telhado que vem de Itália, e a pavimentação do passeio exterior. Posteriormente, iremos colocar as portas e janelas que já estão a ser construídas. Este é o Bloco I dos três Blocos projectados.
Todo o trabalho relacionado com a ESIL, estava a ser realizado pelo P. Victor Lamosa. Que agora com a minha ajuda, tem mais disponibilidade para ser padre, sobrando-lhe assim, mais tempo para o seu trabalho de pastoral.
Quero partilhar com vocês, que me sinto muito feliz nesta missão. Gosto do que faço e vivo com alegria. Não há maior felicidade que esta, sabendo que também estou a fazer a vontade do Pai.

“Estamos juntos…”
Um abraço amigo, Pedro."


1 comentário:

  1. Malheiro: gosto de ti, de coração! Sabes que sim...

    E tenho a certeza que Deus te irá inspirar a fazer parte da Sua obra e encher o teu coração enorme!

    Saudades... "ki da lê ohhhhh"!
    Diogo Carneiro

    ResponderEliminar